Pois...voltei ..
Há dias que não apetece escrever ... pensa-se...pensa-se...
Tenho andado às voltas com um texto sobre o 25 de Abril ...mas quando este aconteceu tinha eu 10 anos. Eu sabia que algo se tinha passado no meu país, mas não tinha ainda idade para perceber o porquê.
Quando escrevemos sobre algo sobre situações vividas, tudo se torna muito mais fácil.
Desta forma eu vejo o 25 de Abril numa perspectiva de futuro, de saber gerir a liberdade que nos foi confiada por gente que fez do seu sonho realidade.
Qualquer pessoa deve conhecer a história do seu país e este dia faz parte da nossa história, exige de nós todo o respeito.
A história que eu sei, aquela que não vem nos livros, é aquela que me foi contada pelos meus pais, pelos meus avós ... e conhecendo essa história, não consigo compreender como ainda existe gente que diz "no tempo da outra senhora é que era bom" " no tempo da outra senhora é que havia respeito".
Mas qual respeito?? O respeito que se tinha pelas crianças quando as punham a trabalhar quando ainda podiam estar na escola, ou a brincar com bonecas de trapo???
Hoje chamam-lhe trabalho infantil e nesse tempo, chamar-lhe-íam o quê? Exploração infantil??
Não, nessa altura dizia-se que "o trabalho de menino é pouco, mas quem o perde é louco" ou então "de pequenino se torce o pepino".
E ainda dizem que no outro tempo é que era bom??
O meu tio foi preso durante uma noite, porque queria receber pelo seu trabalho mais qualquer coisa do que recebia. Ele só reclamou um seu direito! E ainda dizem que no outro tempo é que era bom?
1 comentário:
Muitos parabéns, Mãe ;)
Gostei bastante desta postagem.. Simples, clara, significativa, muito elaborada, gostei mesmo muito, os meus sinceros parabéns.
Eu não posso falar muito sobre esta postagem pois não vivi o 25 de Abril, mas penso que é um assunto que todo o país deve saber como aconteceu e tu já me tens contado várias situações que se passaram nessa época ;)
Beijinhos e muitos parabéns!
Enviar um comentário