sábado, 12 de julho de 2008

10 anos de combate

Nos dias 2 e 3 de Julho estive em Santa Maria da Feira no Centro de Congressos.
Foi aí que se comemoraram os 10 anos da criação do PETI ( Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil) e foi aí também que "bebemos" da sabedoria trazida pelos muitos congressistas que nos presentearam com os seus estudos e investigações em torno do tema.
Um congresso onde estiveram presentes representantes de muitas instituições que são parceiras nesta luta e também que no terreno lutam todos os dias para "trazer de volta" muitos jovens que a distinta Catalina Pestana apelidou e muito bem de "mal amados" da nossa sociedade.
Testemunhei momentos com verdadeira emoção porque neste congresso participaram cerca de 300 alunos, vindos de todos os pontos do país, que estão ou estiveram integrados em turmas PIEF.
Mostraram-nos que são merecedoras do nosso empenho e dedicação e que por eles vale a pena lutar.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Esperar ... esperar

A minha mãe continua à espera de ser chamada para uma operação a um joelho.
Foi-lhe dito para ir telefonando com o objectivo de saber o "andamento" da lista de espera.
Quase de 15 em 15 dias telefona , isto porque a situação vai-se agravando e ela quase não consegue andar, sendo informada que neste momento estão a operar pessoas que se encontram em lista de espera desde Agosto do ano passado. Desde Abril que a resposta é a mesma.
Será isto normal e este é mais um caso das famosas listas de espera de que tanto se fala?
Pois é ... mas quando se trata de pessoas ligadas a nós e que podemos observar muito de perto o seu sofrimento o caso muda de figura ... mas que fazer? Esperar ...esperar ...até quando??
A minha esperança já não é muita ... e a da minha mãe? Recorrer a quem? E onde?